sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Educação e as tecnologias da comunicação e informáticas

As tecnologias da comunicação e informáticas tem alcançado diversos espaços cibernéticos, sociais, geográficos atingindo uma boa parte dos seres humanos do planeta. Diversas são as técnicas utilizadas para chamar atenção dos internautas ou dos telespectadores redefinindo o estilo de sociedade contemporânea, em sua maioria fundamentada numa estrutura de poder que massifica a comunicação e imbeciliza o outro. São diversas as formas utilizadas para chamar atenção  para que cada um, tenha acesso a esses meios midiáticos. Ao tomar consciência da importância das mídias de comunicação e analisar sua intervenção na sociedade, a escola por meio da educação pode se utilizar dessa tecnologia para tornar as pessoas mais conscientes, críticas e produtores de novos ferramentas de comunicação. Ao estudarmos sobre as tecnologias da comunicação com os estudantes do curso de pedagogia 2013/matutino discutimos alguns paradigmas de educação e tecnologias da comunicação presentes em nossa sociedade e as possibilidades de se trabalhar no contexto educacional para além da oferta que estes instrumentos tem nos possibilitado. Para continuar pensando sobre essas ideias, propõe-se que leiam o texto "um novo gênero cinematográfico: o documentário catástrofe" de Ieda Cavalcanti. O texto se encontra no site: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/famecos/article/view/5364/4883 Após a leitura realizem seu comentário apresentando suas ideias/contribuições sobre o assunto apresentado.

14 comentários:

  1. O documentário é uma produção muito importante que nos ajuda a ter mais conhecimento sobre a realidade, é um período moderno onde teve mudanças tecnológicas e sociais.
    O autor coloca que a nossa vulnerabilidade se transformou num dos pilares dos dos meios de comunicação e que a partir do 11 de setembro de 2001 as pessoas são alarmadas pela mídia, e a modernidade começa a inaugurar os choques sensoriais. Dai em diante começa a surgir filmes sobre terrorismo onde também entra os filmes de catástrofes da natureza onde o índice é mais explorado e o cinema foi e ainda é um veiculo de poder para transmitir e documentar essa terrível transformação social que o autor chama de "choque do novo".
    Os filmes da atualidade nos mostram para cuidar da natureza, mas os países que estão ainda em desenvolvimento vão continuar poluindo apesar da preocupação com a natureza. Somos vulneráveis socialmente o que transforma o fenômeno em catástrofe.
    A mídia tem nos mostrado cada vez mais como estamos destruindo a natureza, e também nos propondo como devemos agir para não piorarmos a situação do planeta. E "que o sangue e as lágrimas garantem o espetáculo (SERRES, 1997,19).
    Discente: Jaquelini Bones - Pedagogia 2013

    ResponderExcluir
  2. O documentário relata sobre tecnologias utilizadas para demonstrar realidades vivenciadas, no mundo em que estamos vivenciando exige uma maior abrangência entre tecnologia e realidade. A população exige uma realidade que esta sendo presenciado, como por exemplo o ataque 11 de setembro em que foi assistido por todos em tempo real.

    Discente: Elaine Rafaela - Pedagogia 2013
    Como também não podemos deixar de falar sobre o planeta terra, em que chama mais atenção sobre as catástrofes em que a tecnologia estuda e também realiza pesquisas para ser relatado à humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Cada dia que passa estamos envolvidos e fascinados por uma tecnologia que se quer sabemos como usar direito, e simplesmente possuímos por que a mídia capitalista nos mostra que precisamos. a tecnologia tem seu lado bom e o seu lado ruim. o lado bom é que podemos nos relacionar com pessoas do mundo todo , matar a saudade das pessoas que estão distante de nós, porem separa os que estão perto como pais e filhos que as vezes dentro do mesma casa se comunicam pelas redes socias deixando de exercer o diálogo. tem também as pessoas que se utilizam do anonimato que as redes sociais possui para denegrir e humilhar outras pessoas, que é o que está acontecendo com uma aluna da UFPA/Altamira que sofreu agressões raciais em rede social que foi feita para a interação das pessoa que algumas pessoas utilizam dessa forma pra ridicularizar os outros ŕa que eles possam se sentir melhor com a tristeza e angustia das pessoa que atacam injusta e covardemente. espero que essa moça consiga justiça, que a pessoa pague pelo que fez, já que muitos casos ficam imune pela dificuldade de encontra os culpados.

















































































    ResponderExcluir
  4. O documentário apresenta a influencia que a tecnologia pode ter na vida das pessoas, mesmo porque nem todos são dotados de conhecimento o suficiente para ter argumentos e criticar o que não está sendo apresentado de forma coesa, a tecnologia principalmente nos meios de comunicação tem o dever de informar as pessoas sobre determinado assunto, foi apresentado neste documentário a questão ambiental, como o homem com criações a favor das suas necessidades acaba prejudicando o meio ambiente, alterações essas que geralmente tem respostas como as grandes catástrofes citadas. Além disso o estrago pior de todos, que são os causados pelo próprio homem, como o atentado do 11 de setembro. Tudo é informação o problema é como essas informações são transmitidas, as vezes distorcidas porque não são apenas para informar e sim vender um produto, uma ideologia e assim por diante.
    Por tanto, todos esses estragos causados não há o que discutir, o principal culpado é o homem e suas criações tecnológicas que resultam na ultimas frases de Serres no artigo, o sangue e as lágrimas garantem o espetáculo
    Discente: Kelson Lobato PEDAGOGIA 2013

    ResponderExcluir
  5. O documentário trás uma reflexão a respeito das tecnologias atuais, uma delas o cinema que nos apresenta realidades ao que se refere a nossa vida e ao planeta. Que as pessoas estão muito envolvidas a ponto até de se aproveitar das catástrofes naturais, tanto para se promoverem, como para fazer uso da mídia.
    Fazendo um contraponto da realidade com os filmes cinematográficos, que trazem em seus roteiros, questões que muitas vezes assusta o expectador. Mas que são tão bem elaborados que se torna algo fascinante de se vê.
    Destaca também que tanto as catástrofes naturais como um terrorismo, são consequências das ações do homem. Fatos esses que são apresentados em grandes filmes, de maneira envolvente, ou seja, a verdade maquiada pelas parafernálias do cinema.
    Trás a tona uma realidade eminente o Aquecimento Global, que se não tratado com seriedade e comprometimento, é possível estarmos à mercê de uma grande catástrofe.
    Nos mostra que nem sempre a tecnologia estar ao nosso favor, que nem sempre a realidade é mostrada como deveria.

    Lucrecia da Silva Veras- Aluna Pedagogia Noturna 2011.

    ResponderExcluir
  6. O texto trata de documentários, e o quanto esse trabalho ganhou espaço na sociedade, o principal objetivo é destacar a importância da cinematografia e suas descobertas nas novas tecnologias. Ao relatar experiências vividas o documentário traz para o espectador a realidade do mundo com efeitos e atores demostrando ocorrido. Os documentários mostram uma realidade vivida por outras pessoas e sua função é transmitir informação e alguns conhecimentos.
    Olhar um filme sem o olhar crítico corre um enorme risco de não entender o que realmente o filme ou o documentário tem a intenção de transmitir. O autor chama atenção para o englobamento de conhecimento artístico, cultural e cognitivos onde o espectador recebe a informação, no entanto os documentários auxiliam a historia, pois é através deles que ela é contada a quem não vivenciou o fato.

    Maria das Graças Moura Santos-Pedagogia 2013

    ResponderExcluir
  7. O documentário é uma forma bastante interessante que relata de forma ampla o uso da natureza e das castatrofes que ocorrem no mundo moderno por meio das tecnologias. De acordo com o texto os meios de comunicação massiva usam nossos problemas, fraquezas,vulnerabilidades como produto,como se a sociedade gostasse de ver e ouvir noticias de acidentes e assassinatos por exemplo. Desse modo a mídia e os meios de comunicação massiva utilizam essas tragédias para conseguir audiência, pois estes temas chamam a atenção de quem vê ou ouve a notícia ,porém devemos ficar atentos ,pois nem tudo que vemos ou ouvimos e verídico muitas vezes as mídias se tornam meios de alienar as pessoas e no meu ponto de vista cabe ao educador saber utilizar os meios de comunicação e as tecnologias à favor da educação de maneira adequada para que os educandos criem um senso crítico e não se torne um mero alienado de forma que eles dominem as tecnologias e não o contrário.

    ResponderExcluir
  8. O artigo apresenta uma realidade vivenciada nos dias atuais, a maneira como as tecnologias "O cinema" influencia as pessoas de maneira positiva e negativa, trás uma analise a partir de temas apresentados em filmes catastrófico,
    ligados a estética do espanto, cita alguns como "Independence Day, 11 de setembro, Mar em Fúria, Um Dia depois de Manhã e outros", mostrando que a Mídia tem o poder de manipular de acordo com o que eles querem. o Autor apresenta questões importantes como o aquecimento global, a influencia do homem no meio ambiente trazendo serias consequências. são temas interligados com a tecnologias e seus pros e contras.
    discente: Venilde Bezerra Alves pedagogia 2013

    ResponderExcluir
  9. Luciana Costa da Silva- PEDAGOGIA 2013

    O artigo de Ieda Tucherman e Cecília Cavalcanti, vêm nos mostrar a realidade que o nosso planeta está vivendo, pois com tantas mudanças ocorrendo, o nosso pensamento também deve se adaptar à elas, se tornando um pensamento mais crítico, mais audacioso.
    As autoras relatam o quê de fato está acontecendo em nossa realidade. Um novo gênero cinematográfico surgiu, agora não mais aquele que mostra somente as belezas de um universo (que de fato é belo), mas vem mostrar um gênero diferente, atual, e um tanto assustador: o gênero catástrofe. Mas o quê esse tipo de documentário seria? Quais contribuições traria às nossos vidas? Seria, de fato, a realidade nua e crua, de um mundo que muda e degenera a cada instante?
    Esse novo gênero, trás uma mistura entre realidade e ficção, vida e imaginação. Muitas vezes, não sabemos até aonde isso é verdade, ou até que ponto aconteceu exatamente como está sendo relatado. Mas não se pode negar, que a cada dia esse tipo de documentário ganha espaço, inclusive em nossas salas de aula. Pois, cada vez mais os professores estão incluindo em suas aulas esses tipos de vídeos, pelo fato de existir uma ligação fortíssima entre o cinema e a realidade.
    Um exemplo muito importante, é o caso do ataque as torres Gêmeas, nos EUA, em 2001, que depois de mais de uma década ainda nos assusta, nos entristece e nos faz lembrar do terrível dia que marcou a vida de todos e marca até hoje os que ainda tem acesso aos inúmeros documentários que surgiram e ainda continuam surgindo.
    Parece que as catástrofes ganham cada vez mais espaço nos filmes, telenovelas, jornais. De fato, este dado é relevante, pois o cinema catastrófico nada mais é do que “a realidade sendo mostrada por trás das câmeras, mesmo que sendo moldada como se quer”.
    O que mais chama atenção, é que as pessoas esperam ansiosas para ver na TV as reportagens que infelizmente, mais interessam: as de guerras, desastres naturais, terrorismo, extinção de espécies e tantos outros acontecimentos que ocorrem todos os dias, todas as horas, enfim, a cada instante.

    ResponderExcluir
  10. O gênero cinematográfico apresentado no artigo em estudo: documentário-catástrofe, tem com personagem principal o mundo, e retrata os acontecimentos que degenera o universo, porém de forma que causa fascínio e sensibilidade no espectador, uma vez que, a representação do real é chocante, ao saber que muitos desses espetáculos midiáticos são baseados em fatos reais, como são os casos de muitos filmes que retrata acidentes aéreos.
    Por que esses documentários chamam tanto a atenção das pessoas? Talvez pela necessidade de informação que a humanidade sente mediante a unificação das massas, onde tudo e todos se encontram conectados virtualmente. Todos os dias somos bombardeados de informações do gênero catastrófe, de todas as partes. A representação das belezas naturais já não atrai as pessoas tanto como as de destruição. Porém vale resaltar que esse gênero retrata o planeta em que vivemos, portanto ao assistirmos paremos e pensemos que rumo está tomando a humanidade, sejamos críticos e conscientes em nossas atitudes.
    Discente: Raquel Guimarães Barbosa, Pedagogia 2013

    ResponderExcluir
  11. Este artigo é muito interessante. Rico em informação e formação; ele faz um apanhado a respeito dos documentários científicos e apresenta em seu inicio dois filmes de tema semelhantes. Tive a oportunidade de assistir o segundo citado do jornalista Davi Attenborough “Estamos mudando nosso planeta?” BBC (2006). Achei incrível como a BBC mostra, com inegável qualidade tecnologia cada ângulo. De fato, é como dizem as autoras deste artigo Ieda Tucherman e Cecília C. B. Cavalcanti: “a natureza é fotogênica e como é fácil se extasiar com um ursinho polar”. Além da qualidade fotográfica Attenborough mais parece um super-herói. Como é maravilhoso o modo como ele consegue chegar a lugares nunca dantes, a meu ver, pensado em chegar. É a tecnologia com todo o seu aparato tecnológico capaz de fazer e de ir até o “impossível”...
    Acho isto fantástico! Transportando para termos tecnológicos ouso usar umas das muitas frases de Attenborough em seu documentário: “é o Homem quem mantém o controle de tudo”. Ele sai de órbita e consegue medir o tamanho dos planetas, calcular a quantidade de chuva para uma determinada região, o tempo que durará a seca, identificar as futuras catástrofes ambientais e muitas vezes até se prevenir de danos fatais. Isto é investimento. A ciência tecnológica avança cada fez com maior velocidade e para ela parasse não haver fronteiras. É claro que seu crescimento nos trás um ganho para a humanidade, com isto é possível vislumbrar lugares, situações... Que antes pareceria ser impossível o acesso. O que me preocupa diante de tudo isso são os efeitos, sobretudo, negativo que tudo isso pode traze, efeitos ilusórios que podem fugir do controle, sobretudo da própria ciência. Sou a favor dos avanços da ciência tecnologia e sempre fico torcendo para que cada vez mais ela possa fazer novas descobertas, contudo, o que me preocupa são as facetas alienantes que ela carrega consigo.

    ResponderExcluir
  12. O artigo trás comparação entre dois filmes: "Uma verdade inconveniente" (que este relata sobre a problemática do aquecimento global) e "Estamos mudando nosso planeta?" (esse documentário mostra desde a evolução, com os macacos, até as máquinas de armazenamento de CO2), e ao decorrer do texto sobre indefinição entre realidade e ficção, vida e imaginação. Um dos trechos que eu achei bem interessante é quando a autora fala que "a comunidade científica que é sua intermediária de prestígio e os políticos que vêem neste movimento de unificação do meio ambiente o instrumento ideal para a globalização dos Estados" [..] Ou seja, enquanto cabe aos pesquisadores manterem uma visão científica sobre o assunto, a partir de simulações, sem uma verdade absoluta, a política ou explora a lógica catastrofista ou, ao contrário, apresenta um tom otimista que não tem respaldo, a não ser numa necessidade de propagar ilusão". (págs. 40 e 43)

    ResponderExcluir
  13. O Documentário apresentado pelo ex presidente dos Estados Unidos Al Gore, bem como o documentário apresentado pela de rede de televisão BBC, assim como o artigo da Revista Eletrônica Univerciencia .org, demostram a importância do uso da tecnologia em favor do bem da humanidade.Percebe-se que no documentário apresentado pelo ex presidente dos Estados Unidos, que o mesmo usa de mecanismo de comunicação para mostrar noticias como furacão, enchentes, terremotos e secas para alertar crianças e adultos para uma mudança de atitude no que se refere a preservação do planeta. O mesmo acontece com o documentário da BBC que mostra através de recursos tecnológicos como filmagens nas geleiras e também em cidades atingidas pelo mar e muitas outras curiosidades referentes a destruição do planeta terra, como o uso da tecnologia pode alertar, mostrar, e reeducar o ser humano a tomar atitudes que preserve meio ambiente.
    Podemos concluir que se usado de maneira correta, as ferramentas tecnológicas podem contribuir e ajudar na educação, pois uma educação de qualidade pode ser feita com tecnologia a serviço do bem.

    Francinaldo Castro, Discente da turma Pedagogia 2013.

    ResponderExcluir

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...