quarta-feira, 29 de maio de 2013

Um dialogo sobre as novas tecnologias


Estamos debatendo em sala de aula com os primeiros estudantes do PARFOR da UFPA de Anapu/Pará, a disciplina educação e novas tecnologias da comunicação e informática. E neste debate identificamos que estamos emersos em um cenário constituído por diversos discursos e experiências na nova era digital, marcada pelo uso das tecnologias da comunicação, da informática e exige de todos educadores não medo mas apropriação desses saberes para colaborar de forma mais significativa com os seus alunos. Ao analisar e refletirmos um conjunto dessas ideias indaga-se sobre: qual o compromisso pedagógicos os educadores devem ter com a utilização da tecnologia? Para compreender essa discussão se propõe  que a turma de pedagogia do PARFOR Anapu acesse o site e leia o subtítulo o compromisso pedagógico com a utilização das tecnologias no site abaixo: http://aprendentes.pbworks.com/f/prof_e_a_tecnol_5%5B1%5D.pdf  e realize o seu comentário aqui abaixo:

 

33 comentários:

  1. De acordo com o texto, pude entender que, se o professor, não se interagir na era digital ele fica desatualizado do mundo da tecnologia e acaba ficando fora do mercado de trabalho, com essas perspectivas o professor tem que abrir mão da mesmice e ir à luta atravessando as dificuldades e barreiras, para acompanhar o desenvolvimento da tecnologia.
    O professor terá que ter uma interação para ter uma atuação participativa dos alunos, usando ou não a tecnologia. O educador tem que observar a diferença e o desenvolvimento do seu potencial, neste caso os alunos terá mais aprendizagem ao escolher e organizar suas atividades.

    ResponderExcluir
  2. Estamos vivendo a evolução tecnológica, o que traz para a sociedade inúmeros recursos que são utilizados em prol de um bom desenvolvimento. Estes recursos vêm sendo utilizados em grande parte das salas de aula do país.
    Apesar de todo esse aparato, a educação necessita da presença do professor, ele é peça fundamental para orientar essa nova perspectiva de aprendizagem. Para isso, os educadores devem inteirar-se da tecnologia e procurar usá-la de forma a melhorar o aprendizado do aluno, monitorando, assim, o desenvolvimento das atividades, fazendo com que os alunos aprendam de forma prazerosa os conteúdos das aulas. Não é possível, hoje, o educador trabalhar fechado num mundo sem tecnologia, pois o educando utiliza este recurso em casa ou na rua. Oferecendo este estimulo em sala de aula, o ato de aprender se tornará algo descontraído, instigando os alunos a buscarem cada vez mais conhecimento, sendo função do professor se manter atualizado e procurar usar estes meios para alcançar o objetivo de suas aulas.

    ResponderExcluir
  3. O compromisso pedagógico com a utilização da tecnologia.

    Segundo os autores, entendi que hoje em dia nós educadores, precisamos atualizar- se no meio das novas tecnologias, para saber levar informações para os alunos, sobre o mundo em que vivemos com todas as informações tecnológicas mesmo sem o conhecimento das máquinas podemos levar, o aluno a ter um entendimento que e preciso conscientizar que estão evoluindo e não podendo para no tempo, por que a concorrência no mercado de trabalho e imensa temos que interagir e se organizar com o que esta ao seu alcance, em tecnologia, TV, DVD, celular, radio, CD, Calculadora, etc...
    Com o pensamento positivo, que logo posa oferecer outros recursos tecnológicos, computador, notebook, tablet e outros. E que seus conhecimentos vão alem, levando em conta que a educação e um processo social que acontece através inter-relações no sistema pedagógico. A escola moderna oferece o aluno à possibilidade de uma visão critica para contribuir com desenvolvimento tecnológico, e saber lidar com as diversidades sociais, com uma formação consciente de direito.

    ResponderExcluir
  4. Segundo a autora do texto Elaine Turk Faria.Hoje para o professor inserir na sociedade,no mercado de trabalho tem que ter qualificação em novas tecnologias elas estão no cotidiano da vida.Temos que aprender ter um grande conhecimento(e não só informação. Nossos alunos e comunidades se espelha no professor se não temos nem um conhecimento como podemos ser mediador de um processo de construção do conhecimento,como podemos encontrar um caminho para ajuda o aluno no seu desenvolvimento de aprendizagem nas habilidades tecnológicas.

    ResponderExcluir
  5. Hoje é muito importante ter por base do conhecimento das novas tecnologias para que podemos desenvolver melhor o nosso trabalho pois através dos recursos tecnológicos e que oferece caminhos de informações a qual e muito importante para o desenvolvimento educacional, o computador é uma ferramenta fundamental em sala de aula onde o professor tem mais facilidade de auxiliar os alunos a buscar informações de como resolver questões que se apresenta no cotidiano portanto professor e aluno que tem que se qualificar aos conhecimentos e habilidades para saber acessar fonte de informações e variados assuntos que venha ser participativo no seu dia a dia e que professores e alunos venha ter domínio a tecnologia para que possamos futuramente ter uma educação de mais qualidade na sociedade

    ResponderExcluir
  6. Hoje a sociedade passa por uma fase de mudança onde as pessoas precisam estar mais qualificadas e com muito mais conhecimento tornar-se criativo e ter mais autonomia pra que possam ter domínio nessa nova fase. mediante estas mudanças cabe os educadores a competência para ser o mediador desses conhecimentos isso é buscar se interagir do assunto e assim melhorar o ensino aprendizagem através da tecnologia educacional. hoje com o impacto que a mídia tem sobre a sociedade torna-se possível trabalhar com esse recurso tecnológicos mas porem cabe ao professor a responsabilidade de adaptar estes métodos pra que os mesmos se tornem um recursos motivador na vida de cada educando, pois e uma transformação e e preciso de capacitação pra se desenvolver e resolver essas situações que pode ser também um problema ou seja um desafio a ser encarado por todos que formam essa família escolar

    ResponderExcluir
  7. O compromisso pedagógico com a utilização da tecnologia,traz grandes perspectivas de renovação , e busca vários caminhos e experiências , para melhoria da educação. O mundo em que vivemos esta em constante mudança, e temos que estar a pá destas transformações, para exercermos nossa função com mais preparo e sabermos lidar com os desafios vivenciados na sala de aula. Um bom educador busca melhorias para formar um ser crítico e criativo, e para que isso venha a acontecer os profissionais da educação não podem se prender apenas a um “quadro negro” e sim buscar novos conhecimentos, aprimorando assim seus métodos pedagógicos .

    ResponderExcluir
  8. Em qualquer do mercado de trabalho exige-se cada vez mas pessoas criativas pensantes criativas e etc,isso devido a grande transformação da sociedade e a aumento da tecnologia de forma geral; e não poderia ser diferente no campo educacional dentro do ambiente escolar. Sendo os educadores mediadores de conhecimento devem buscar recursos para enriquecer o aprendizado dos seus alunos e grande parte desses são tecnológicos. Como hoje vivemos no mundo da tecnologia principalmente os educadores deverão buscar qualificação para ter mas facilidade de mediar conhecimentos e interagir com seus educandos. Evidentemente que os recursos tecnológicos não substitui os professores e apenas um elo que facilita o aprendizado.



    ResponderExcluir
  9. Formação e tecnologia.
    O século XXI está sendo marcado pelo crescimento da tecnologia com uma visão ampla para a informática e internet.
    A uma preocupação com a população principalmente com os adolescentes, se eles não têm internet em casa eles vão se utiliza delas na rua de forma ilícita.
    É com essa era tecnológica que precisa de uma mudança urgentemente nas escolas nacionais, percebe-se que gera polêmica quando o assunto é tecnologia e práticas pedagógicas, mas tudo é possível quando se tem desejo de mudar. Essa é a função do educador ensinar de forma técnica, pois essa era digital muda a cada segundo somente com um clik, cabe somente a você essa transformação tecnológica, buscando formação para poder capacitar, e formar melhor seus educandos.

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia da educação e uma descoberta que se processa a cada dia que se descobre novas inovações que pode ser útil a todos que tem como objetivo ampliar seus conhecimentos, mas isso depende de como se planeja, e se está adequado ao conteúdo que vai trabalhar. sabemos que em uma sociedade digital que passa por transformações continuadas, o educador deve está sempre se aperfeiçoando para melhor informar e capacitar seus alunos.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto da autora Elaine Farias nos chama atenção para essa nova proposta pedagógica, que é sem duvida uma ferramenta a mais para nós educadores. Não podemos ignorar os avanços tecnológicos pelo qual se passa a sociedade, conforme esta perspectiva de inovações espera-se, que nós educadores tenhamos a competência de ser mediador de todo o processo de construção do conhecimento fazendo uso dos recursos tecnológicos disponíveis. Para que isso ocorra é necessário que o professor como mediador desse processo esteja capacitado para então capacitar seus alunos e que os mesmos possam ser capazes também de resolver situações inesperadas. Não podemos nos inibir da era digital mais sim adequá-la ao nosso cotidiano.

      Excluir
  12. A sociedade em que vivemos, exige que tenhamos uma educação renovada com profissionais qualificados, competentes e capazes de dominar novas tecnologias, pois, a competitividade no mercado de trabalho esta cada vez maior. Cabe ao educador formar indivíduos que estejam aptos para se inserir na era tecnológicas, mas que seja cidadão autônomos, críticos e capazes de interagir nesse processo de ensino aprendizagem, para que a escola não se torne um mero instrumento de competição e sim, uma escola aberta de inovação, cooperação e aprendizagem mútua.

    ResponderExcluir
  13. A autora em seu texto provoca uma reflexão quanto o papel do professor e uso de recursos tecnológicos no ambiente escolar como o avanço da tecnologia aumenta a necessidade de um sistema educacional para atender as carências de aquisição de recurso tecnológicos renovados e professores qualificados para interagir com os educandos com o intuito de preparar os mesmos para fazer bom uso desta ferramenta hoje indispensável para o mercado de trabalho.
    Tanto é responsabilidade do sistema educacional quanto do próprio educador está buscando qualificação que traga novas formas que facilite o ensino e a aprendizagem provocando uma problematização que leve o educando a buscar uma resposta.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Se apropriar de novas tecnologias no âmbito educacional, estabelecendo interações diversas entre professor-aluno-tecnologias, desenvolve uma aprendizagem sociointerativista. Nesse sentido, o educador como mediador desse processo de interação tem que se apropriar ou até mesmo dominar as tecnologias para promover a interatividade através dos avanços tecnológicos.
    Estamos na Era digital e em uma sociedade puramente informatizada. Nos dias atuais vivemos cercados de avanços tecnológicos que nos supreende. A escola por sua vez não pode ficar fora desse mundo, pois o mercado de trabalho necessita de mão-de-obra que dominem essas tecnologias que surgem. No entanto, o educador como transmissor do conhecimento precisa ser um participante ativo nesse processo tecnológico que envolvem a sociedade.
    Porém, deve-se ressaltar a importância do processo de interação entre professor-aluno e aluno-professor sem a utilização de tecnologias, o que diferencia essa interação e a metodologia do educador perante os recursos tecnológicos disponíveis.
    A escola necessariamente deve-se incluir nesse processo e adaptar-se à esses avanços tecnológicos que surgem a cada dia.

    ResponderExcluir
  17. A sociedade contemporânea sofre grandes transformações quando se fala de tecnologia. Sabe-se que esses avanços, cada dia passam por renovações que visa possibilitar um acesso com mais rapidez e eficiência.
    Neste contexto é necessário destacar o compromisso que se deve ter com a utilização desses meios que na verdade pode ou não, trazer benefícios para a sociedade, isso vai depender de um conjunto de profissionais que tenham compromisso em facilitar seus conhecimentos com competência tornando assim um mediador de conhecimentos. O educador por sua vez deve criar meios que possibilitem o uso dessas tecnologias com satisfação. Isso se dá através de projetos, planejamento, envolvimento e uma visão nova, um olhar determinativo para tal situação.
    Em virtude dessa ampla expansão do acesso, surge a necessidade de uma reformulação no domínio, ou seja, a mudança de uma aprendizagem no que diz respeito a interatividade na tecnologia. Isso é um desfio a ser enfrentado mais sendo revisto com novas propostas com certeza o resultado será gratificante com um aproveitamento satisfatório.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. 29 de maio de 2013

    os avanços tecnológicos
    o processo tecnológico do sistema educacional tem se desenvolvido mundialmente diante da sociedade. vale ressaltar, que as mudanças tecnológicas tem crescido constantemente na idade da contemporaneidade; e podendo destacar no processo de construção, do conhecimento interativo tecnológico.
    A interação tem como objetivo a uma aprendizagem que facilita o conhecimento entre educador e educando em uma relação favorável como às trocas abertamente de saberes entre ambos. É importante sabermos, que estamos na era digital, mais nem todos tem o acesso tecnológico por falta de conhecimento de informática ou até mesmo, pela falta de equipamento, que são a realidade das regiões menos desenvolvida no setor educacional, que são nordeste e norte do país.
    De fato, não é só as tecnologias sofisticadas e digital que é caracterizada como tecnológica portanto, somos sabedores que o mundo há séculos vem invadindo as tecnologias como por exemplo, a descoberta do fogo experimentado pela pedra e entre outras descobertas tecnológicas.
    As mudanças tecnológicas tem se renovado consequentemente no sistema educacional e em outros setores pela a exigência cobrada pelo mercado de trabalho com novas inovações para uma qualificação da sociedade que é capitalista

    ResponderExcluir
  20. A autora Elaine Farias, diz que a tecnologia vem trazendo grandes mudanças, no mercado de trabalho, onde as pessoas tem que se qualificar com mais conhecimentos, o compromisso pedagógico com novas tecnologias e competência, tem contribuído a resolver as questões que apresentam no cotidiano do trabalho.
    O educador com suas contribuições junto com a tecnologia vêm preparando os alunos para uma sociedade, caminhos pro mercado de trabalho com perspectivas, sendo imediata de conhecimento favorecendo a interação de cooperação auxiliada na sociedade social, na qual o aluno se apropria dos conhecimentos e interação aonde o docente vem ajudar os alunos ser mais favorável na tecnologia, com maquinas e computadores que vem localizar a necessidade da interação, como atuações participativa dos alunos, sabemos que vivemos numa era da tecnologia fazendo a diferença. Onde a professor utilizara a tecnologia com seu potencial para desenvolver novos projetos educacionais. Isto vem cada dia a prepara os docentes para uma qualificação melhor para o trabalho.

    ResponderExcluir
  21. Segundo a autora Elaine Faria, nos mostra que o mercado de trabalho precisa de pessoas qualificadas, com conhecimento, não só com informação, mais que seja pessoas criticas e com competência que possa resolver os seus problemas.
    Mostra também que essa contribuição, não é só do professor, mas de toda a escola, professores e alunos juntos possam encontrar o caminho que possibilite uma educação de qualidade.
    O professor como um mediador de conhecimento e de recursos tecnológicos, tem que ter interação autonomia para auxiliar o aluno no desenvolvimento de ensino aprendizagem.
    Sabemos que mesmo vivendo uma era tecnológica, muitas escolas na zona rural não tem essa tecnologia, para o professor trabalhar, mas o professor tem que buscar conhecimento para que possa desenvolver novos projetos educacionais.
    As escolas não podem mais, ficar fora desse sistema, o professor tem que passar para os alunos que nós vivemos no mundo tecnológico por que mesmo a escola não tendo internet, mas lá fora da escola eles tem acesso à internet e toda a mídia, mas o professor como orientador tem que orientar seus alunos que tem coisas boas e más.

    ResponderExcluir
  22. Segundo autora Elaine Turk Faria, nos mostra que no mercado de trabalho precisa de pessoas qualificadas com conhecimento, que seja criativa e que tenha autonomia, domínio e competência para lidar com as questões do nosso cotidiano.
    No processo de construção inovador não é só do professor, mais também de todo corpo docente da escola, envolvendo os alunos.
    O professor tem que ter bastante conhecimento nessa era tecnológica para ser mediador.
    Quando falamos em interação e interatividade na nossa cabeça vem logo computador. Na era digital o professor tem que estar preparado para capacitar o aluno a desenvolver suas potências nas questões complexas, o professor tem que encarar a si mesmo e a seus alunos. E trabalhos com desafios diferenciados para que eles tenham responsabilidade de cumprir seus efeitos desejados.

    ResponderExcluir
  23. Conforme a autora a sociedade esta exigindo um sistema educacional renovador de acordo as mudanças que a sociedade estar passando, pois o mercado de trabalho precisa de pessoas qualificadas,que tenham conhecimento,criatividades e domínio sobre as novas tecnologias. Então nessa perspectiva as escolas terão que sair do mundo conteudista e se atualizarem as novas tecnologias. pois sabemos que o que faz a diferença é como o professor ira utilizar esta tecnologia utilizando seu potencial para desenvolver seus novos projetos educacionais, mas devemos ressaltar que esta diferença didática estar em usar ou não os recursos tecnológicos e sim no conhecimento de suas possibilidades e limitações. No entanto as escolas precisam trabalhar visando formar cidades capazes de lidar, de modo crítico e criativo com a tecnologia no seu dia- a dia.

    ResponderExcluir
  24. Segundo a autora do texto Elaine Turk faria, mostra que todos os mercados de trabalhos, sejam preparados para interagirem com as novas tecnologias, que possam ser pessoas qualificadas, criativas, que tenha autonomia e competência para exercerem suas funções. Considerando que a escola é um espaço privilegiado para debates e trocas de conhecimentos onde o educador aprende ao mesmo tempo em que transmite algo, neste sentido, a escola tem um papel importante nesse processo, o educador como formador de opinião, precisa ensinar seus alunos de maneira efetiva e prazerosa.
    Mesmo onde não há tecnologia, o educador precisa ensinar seus alunos que vivemos numa era digital e tecnológica, deve aproveitar seu potencial para desenvolver novos projetos educacionais intermediar, criar, mesmo sem recursos tecnológicos em nossas escolas precisamos ter conhecimentos e quebrar esse paradigma, não podemos ficar na mesmice, temos que evoluir, um bom educador precisa criar, organizar, planejar, usar todos os recursos que forem necessários para seu trabalho, sempre que precisar fazer a intervenção pedagógica, organizando suas atividades interagindo e compartilhando a aprendizagem.
    Com isso, surgem então várias problemáticas que o educador precisa pensar em sua prática pedagógica, entre elas a mais importante, seus planos de aulas que dão possibilidades para refletir, questionar sobre seu trabalho metodológico com seus alunos.




    ResponderExcluir
  25. Segundo a autora Elaine Tuk faria, que através de seu texto nos dar a entender sobre as mudanças que possa a sociedade onde precisa se de um sistema educacional inovador bem mais eficiente. Porque o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente onde precisa se de pessoas bem qualificadas e capacitadas, que manuseie bem as novas tecnologias para resolver os problemas presentes no dia a dia.
    Com essa perspectiva de evolução na tecnologia onde se espera do educador, competência para interagir como mediador fazendo parte de todo o processo de construção do conhecimento, por meio dos novos recursos tecnológicos, favorecendo assim um aprendizado cada vez mais prazeroso, tanto para o educador quanto para o educando.
    Por tanto entre meios a tantas inovações que vem favorecendo recursos tecnológicos. É importante lembrar que a escola não encontra mais fechada linearmente. Basta o professor se apropriar, pensar e refletir sobre suas práticas pedagógicas e, encontrar novos caminhos para o ensino aprendizagem, onde ambos aprendem.

    ResponderExcluir
  26. Pesando em uma educação renovada a autora Elaine Turk Faria em seus comentários relata que o mercado de trabalho precisa de pessoas qualificadas, com perfil diferenciado de qualquer outro, sendo criativos, autônomos etc.Então com os relatos feitos pela autora podemos pensar em soluções para que isso aconteça. E que os professores precisam esta atualizados em relação as tecnologias modernas para que façam um trabalho de qualidade e, junto com os alunos possam encontrar soluções diante de tantos problemas e descobertas na área da educação.
    Portanto quando há diálogo aberto, aproximação e o não preconceito, com certeza facilitará a interação entre o professor aluno e tecnologias, dando ao pais grandes pensadores, professores, médicos etc.
    Porque as pessoas ou professores devem está preparados diante das tecnologias? a resposta para essa pergunta esta em nossa realidade (a evolução). O professor deve se preparar de acordo com as evoluções na educação e na sociedade, repensando como se adaptar a essa mudanças feitas através das tecnologias. Também descobrir meios em que ambas as partes possam aprender,tanto o professor como o aluno.

    ResponderExcluir
  27. Compromisso com as Transformações.
    Nos educadores temos que estar preparados, para acompanhar as mudanças e descobertas tecnológicas, que vão surgindo com o passar dos tempos.
    Isso requer um sistema educacional mais participativo, onde educadores e educando possam discutir ideias e juntos chegarem a um método de aprendizagem igualitário.
    Mesmo quando não haja meios tecnológicos na escola o educador deve estar habito aos últimos acontecimentos históricos e as novas novidades dos meios de comunicação, assim ele possa ampliar os seus conhecimentos e ter mais facilidades em manusear esses meios de comunicação, com mais frequência. Pois é o professor quem devem auxiliar os educando s a pesar, produzir e expor suas próprias ideias, sobre os assuntos, respeitando os limites e deveres dos outros, assim não havendo nem uma possibilidade desse aluno se tornar uma pessoa copiadora de ideias dos outros, mas de ter a capacidade de produzir e expor seu próprio assunto.

    ResponderExcluir
  28. O Compromisso Pedagógico com a Utilização da Tecnologia

    Para falarmos sobre o compromisso do educador e do educando com novos meios e métodos de ensino e aprendizagem, devemos primeiramente melhorar nosso olhar sobre a diversidade cultural, pois a educação deve ser de qualidade, democrática e laica. Mas também deve ser vista como uma construção histórico-social e cultural. Pois somente assim teremos uma educação de qualidade, aquela que vem para transformar a realidade social, sendo única e para todas as etnias. Já que queremos uma educação que ofereça qualidade e não quantidade.
    Analisando as mudanças que o campo educacional vem passando, deve-se fazer pelos educandos e educadores um bom alicerce, pois somente conseguiremos melhores praticas educacionais e também um ensino de maior qualidade. A era tecnológica está ai para causar uma reviravolta na mente dos educandos tanto quanto na dos educadores, tendo em vista que o mercado exige pessoas com qualidade, criatividade, autonomia e que tenha uma iniciativa para fazer melhorias no campo social. A função de trabalhar novos meios e métodos de aprendizagem não cabe somente ao educador, mas a todo o corpo docente das entidades escolares.
    Levando em conta que a mídia causa grande impacto na vida das pessoas ao mostrar vários pontos e acontecimentos na rede social. Devemos analisar com cautela as melhores formas de se trabalhar a utilização das tecnologias no campo educacional. Para se conseguir estimular e motivar os educandos a enfrentarem determinadas as situações-problemas e também conseguirem resolve-los, pois não deve existir obstáculos intransponíveis.
    O educador tem uma grande função que é causar transformação, fazendo com que os educandos tornem-se seres pensantes, reflexíveis e capazes de tomar decisões.

    Anapu-Pará, 29 de maio de 2013.

    Autora: Elidiane Araujo dos Santos
    UFPA – Anapu/PA

    ResponderExcluir
  29. Com os avanços tecnológicos, o sistema educacional também passa por uma transformação pelo fato das exigências estabelecidas pelo mercado de trabalho que está se situando as mudanças ocorridas na educação.
    O compromisso do docente na utilização da tecnologia na sala de aula não pode ser restrito e nem neutro, desde que essa tecnologia seja usada para fins que produza informações que articulam conhecimentos escolares, propiciando um amplo leque de saberes dos discentes no cotidiano escolar, tornando todo o corpo escolar ciente de suas atribuições.

    ResponderExcluir
  30. O presente texto, o compromisso pedagógico com a utilização da tecnologia destaca o quanto é importante o educador esta apto e adaptado na era tecnológica. Ao mesmo tempo a escola precisa também ter o seu tempo, espaço e corpo docente qualificado para o mercado de trabalho educacional, para que ao mesmo tempo esses meios tecnológicos venham possibilitar uma aprendizagem sócio-interativa.
    Como meio tecnológico, o professor precisa acima de tudo ter uma prática e metodologia pedagógica sempre renovada e, ampliar para assegurar e garantir a aprendizagem dos seus educandos. Numa sociedade moderna o educador precisa se capacitar, ter competência, encarar os fatos e a realidade para planejar o conteúdo interdisciplinar, onde o objetivo maior é aprender para depois ensinar, para que possibilite formar cidadãos modernos e tecnológicos nesse processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  31. Professora Socorro amei ter acesso a conteúdo de qualidade na internet, parabéns pelo trabalho, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  32. olá professora gostei muito desses assuntos com relação a tecnologia pois e meu foco de pesquisa de tcc. como sabemos a tecnologia ela esta cada vez mais presente na nossa sociedade e na nossas escolas também. parabéns pelo blog

    ResponderExcluir

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...