domingo, 8 de junho de 2014

AVALIAÇÃO, É UM ELEMENTO DE JULGAMENTO OU DE AÇÃO?

Ao estudarmos sobre avaliação do ensino e da aprendizagem começamos a indagar, sobre o verdadeiro significado da avaliação. Será para medir, punir, classificar os aptos e não aptos ou para avaliar os conhecimentos adquiridos/produzidos/contextualizados, em sala de aula? Em diversas instituições educacionais, da educação básica, ao ensino superior nos deparamos com paradigmas avaliativos extremamente radicais, ou seja, com um modelo de avaliação que deixa o estudante  com medo de serem avaliados. Em muitos casos, sentem-se o pavor se dá por conta de alguns formatos de provas, que tendem a não expressar os conhecimentos desenvolvidos durante as aulas, sem conexão com seus saberes cotidiano. Essas e outras discussões sobre avaliação foram fundamentos de estudo durante a disciplina avaliação do ensino e aprendizagem, com a turma de biologia 2012 no Campus Universitário de Altamira/UFPA. Com base nessa discussão, convido os estudantes desta turma, a responder a questão: Qual entendimento tens sobre avaliação a partir do estudo em sala de aula e o conteúdo exposto nos vídeos? Pensando nessa problematização, acesse os dois vídeos clicando nos seguintes endereços eletrônicos. O primeiro vídeo está no site: https://www.youtube.com/watch?v=6rHvpwKOpQg o segundo encontra-se no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=NyV47Ty3JzA Não esqueça de retornar, para colocar seu comentário observando a questão abordada.

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...