segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

A música, nos permite análises e reflexões sobre as tecnologias atuais



As Tecnologias da Comunicação e Informação na Educação do Campo é uma disciplina do Cursos de Licenciatura em Educação do Campo que possibilita compartilhar conhecimentos na base da formação para docência dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Durante a disciplina realizou-se estudos que versam compreender esta área no cenário da educação do campo, no sentido de empoderar os educandos da turma de Limoeiro do Ajuru Pará, com conhecimentos relacionados as teorias construídas e os recursos tecnológico. Várias ferramentas tecnologias constituíram espaço de estudo e debate em sala de aula. A música foi tratada, no conjunto das produções, mas não foi possível analisar o conteúdo musical. Por conta disso, o objetivo desta atividade é escutar a música da cantora Pitty – Admirável chip novo e a partir da letra produzir um texto individual expondo análise interpretativa referente ao tema musical apresentado pela canção, disponível no site:https://www.youtube.com/watch?v=iIZjrnYIouE

46 comentários:

  1. a musica faz nos refletir sobre como a tecnologia tem seu benefícios e malefícios, quando a cantora fala que alguém me desconfigurou,perceber-se o sistema sempre não é seguro, ou seja, ha muitos mal intencionados conhecidos como hacks, também constrói uma visão dependente do sistema tecnológico quando ela fala sobre o robô, devemos de fazer enfase da tecnologia de seus grandes benefícios seus avanços,e isso faz com que o mundos gira em torno da tecnologia quando ela fala pense, fale, compre, beba leia, vote,não se esqueça, ou seja, devemos usar a tecnologia como auxilio ou ferramento em nos trabalhos entre outras coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma diferença entre hacks e craks. Seria bom entender melhor

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É meio que uma mensagem para todos terem sua personalidade, não ser o que a mídia quer para você, não ser o que os outros querem que você seja.
    enfim: tenha uma opinião, seja você deixe ninguém te controlar.
    a musica faz critica a sociedade que se deixa manipular que não exercer a sua autonomia e individualidade e no que se resulta esse jogo regras e convenções que julgam e qualificam o ser humana.

    ResponderExcluir
  4. MUNDO ESTRANHO.

    Atualmente estamos vivendo um período conturbado onde a moral nem sempre é vista como um padrão. Corrupção em massa, falsa liberdade de expressão, alienação ao capital enfim um mundo estranho onde à centralização do poder fica nas mãos de poucos e que a massa acha natural.
    Adorável chip novo da cantora Pitty nos leva a refletir e imaginar um mundo mecânico onde seus indivíduos são meramente reprodutores de um sistema viciante. Que quando um indivíduo se liberta dessas amarras tende a questionar sobre o seu verdadeiro papel, suas atividades, sua força de obra, seu direito de ir e vir e principalmente o direito ao vota.
    Basta não somos cordeirinhos no cabresto disperso a tudo, somos pessoas complexas e em nossa complexidade somos levados a questionar indagar e a mudar a realidade ao qual nos cerca.
    Por fim, como o próprio trecho da música diz: “Pane no sistema alguém me desconfigurou...”. Que sejamos esse alguém que desconfigure outros indivíduos e que levemos esclarecimentos a todos em prol de que cada individuo exerça o seu papel de cidadão no local ao qual vive e que possa multiplicar a ideia de liberdade, igualdade de direitos e que busque melhores condições de vida.

    ResponderExcluir
  5. Deficiência do pensar

    A música intitulada “admirável chip novo” da cantora Pitty, faz uma crítica ao sistema, aquele que é programado, só faz o que programam a fazer, que é configurado ser certinho, um robô sem liberdade de escolha. Neste cenário ela é um robô que atua como cega, que não enxerga a realidade ou não tem vez de se posicionar-se; de surda, aquela que só escuta, que não pode ser ouvida; de muda, aquela que não pode falar, apenas faz o que está programada. Mas ela é a única que após se desconfigurada ver essas coisas, que almeja sair deste mundo pesado, onde pensar ao contrário a torna diferente de outros robôs que pensam a mesma coisa “aqui nada é orgânico, tudo é programado”.
    Quando dá pane no sistema ela descobre que tem vida, que nada faz sentido, que não pensa mais a mesma coisa como o pensamento da massa ao ser desconfigurada, mas que tem medo daqueles que vem reinstalar seu sistema. Despertar desse mundo onde tudo é imposto, onde a mídia comanda tudo, mostra tudo que era ela, tudo o que o mundo queria, isso não era a verdade e que aquilo não era ela.
    Enfim, a música mostra como nos deixamos ser manipulados pelo o que uma parcela de pessoas diz o que é o certo, que só oprime nossa liberdade, a nossa capacidade de decisão e de interpretação. Hoje vemos a mídia nos impondo o que devemos comprar, vestir, comer e como se comportar, quando na verdade temos opiniões diferentes e que devemos reafirmar nosso ponto de vista e de se expressar como seres pensantes.

    ResponderExcluir
  6. A música admirável chip novo nos leva a refletir sobre a atual condição humana onde cada dia somos levados a alienação em massa, realizado pelo processo de mídia e do capitalismo. Onde cada indivíduo é apenas uma possível ferramenta, a música destaca o ser humano como um robô que em algum momento se desconfigura e começa a pensar, agir e transforma a sua realidade. Por fim cada um de nós somos capazes de mudar nossa realidade e ir contra o a hegemonia vigente em nosso pais.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Geração Cibernética

    A música faz uma crítica a atual geração que vem sendo manipulada pelos padrões estabelecidos pela sociedade em que vive. E faz com que esse indivíduo viva alienado, incapaz de pensar, criticar e agir por vontade própria.
    Na letra da música, o indivíduo é comparado com uma máquina, que obedece a comandos do que deve ou não fazer, como por exemplo: em quem votar, como se comportar, vestir e etc..
    De fato a letra da música nos faz ter uma visão de mundo diferente, e nos incentiva a sermos cidadãos capazes de refletir sobre nossas decisões e escolhas.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Manipulação Midiática

    A letra da música da cantora Pitty aborda de forma metafórica a questão da manipulação do homem pela filosofia do consumismo. A música nos permite refletir que os meios de comunicação de massa influenciam as pessoas a seguirem determinados modelos de comportamento, a criarem certos hábitos e reproduzirem estereótipos. Essa ideia fica clara quando se fala: "pense", "fale","compre","beba" e etc, mostrando através dessas formas verbais que a mídia busca persuadir e transformar as pessoas em uma espécie de robô programado para realizar tarefas sem autonomia de pensamento.

    ResponderExcluir
  12. As mídias e seu impacto na sociedade. As mídias em geral vem tomando um grande espaço na sociedade atual, juntos com seus recursos tecnológicos, trazendo consigo pontos positivos e negativos dentro de um cenário atual de uma sociedade, então cabe ao usuário pensar de que forma usá -la e de suas responsabilidades. Quando não sabemos utilizar as mídias dentro de um certo limite, somos manipulados pela mesma e não percebemos a situação avassaladora que nos encontramos, deixando de viver o mundo real, excluindo-se da sociedade, não tendo mas olhos para o mundo, como se estivéssemos nos tornando seres programados para tal situação, seres controlados por um mundo virtual, a toda hora, a todo momento, escolhendo o que fazemos, falamos e até mesmo pensamos, não possibilitando a nos libertar, criando sempre novos recursos que nos torna cada vez alienados, tendo uma vida totalmente controlada e com poder até de mudar nossos próprios pensamentos.

    ResponderExcluir
  13. Pensamos estar livres!
    A música “Admirável Chip Novo” faz uma crítica a influência que sofremos pelas tecnologias. A cantora Pitty refere-se a meios midiáticos em geral, como: TV, celular, computador, o tablet entre outros meios de comunicação que acabam manipulando o ser humano .
    Se pararmos para refletir na letra da canção chegaremos a conclusão de que estamos realmente sofrendo essa manipulação, e isso acontece, por meio de comerciais, propagandas, anúncios, jornais, novelas e etc. Que nos dizem o tempo todo o que comprar, pensar e fazer.
    Pensamos estar livres a cada dia estamos sendo alienados por estes avanços tecnologicos. Nos tornamos antissociais, pois muitas vezes pessoas que estão proximas acabam tornando-se estranhas, nos sentimos sozinhos preferimos conversar com alguém que está lá do outo lado do mundo.
    Parecemos robôs como a própria música fala. Não temos liberdade somos manipulados e não percebemos, achamos que somos livres para fazer escolhas, no entanto, não temos direito de pensar, falar, comprar, beber, votar e etc... Estamos a cada dia perdendo espaço.
    Por isso é necessário ter um olhar crítico sobre o uso das tecnologias, pois ao mesmo tempo que trouxe um avanço na sociedade, como por exemplo o acesso a internet, ocorrem pontos negativos como: a manipulação do ser humano, o afastamento entre pessoas e o desemprego, pois pessoas estão sendo substituídas por máquinas.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Influência da Mídia
    Admirável chip novo, é uma música que faz uma crítica ao sistema que é imposto sobre nós, o modo de como vivemos na sociedade, sendo pessoas que são influenciada e alienados pelas tecnologias de informação mediática, pelo capitalismo. A música nos compara como robô, nessa apologia que somos comparados como maquinas e onde somos controlados e manipulados pela mídia e fazemos o que a sociedade atual nos impõe, sendo pessoa presa e vivendo de acordo com modelo de vida sistemático, no entanto a música ela diz que as pessoas já não querem viver esse modelo de vida e começam a refletir a pensar, isso enfatiza na frase da música "eu achando que tinha me libertado ,mas lavem eles novamente e eu sei que vão fazer," ao mesmo tempo que as pessoas começam a se libertar, vem de novo a sociedade mdiática manipulando os cidadãos.

    ResponderExcluir
  16. Liberdade controlada
    A música de forma crítica nos mostra o quanto somos manipulados pelos diversos recursos midiáticos.somos persuadidos,manipuladose nem nos damos conta.a autora da canção quer ressaltar a influência que nos leva ao consumismo ,e como isso acontece no nosso dia dia.temos a mania de sempre querer o que está na moda e isso nos faz ser comandado pelo sistema como podemos observar nesse trecho:"pensr,fale,compre,beba,leve,vote",com isso podemos refletir que temos uma liberdade controlada.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. O pensar crítico e a liberdade controlada pela hegemonia.
    Á música leva-nos a refletir sobre a atual condição humana de sermos meros receptores de informação,onde compara-nos com uma máquina em um ciclo vicioso de não pensar, ouvir ou opinar sobre o mundo a sua volta.
    Á música no trecho " lá vem eles sei o que vão fazer, reinstalar o sistema"... nos leva a pensar na repressão quando exigimos nossos direitos ou quando somos silenciados politicamente.
    Por fim devemos ser seres humanos pensadores e críticos em nosso ponto de vista,lutar pelo ideais de melhorias futuras e não sermos meros reprodutores mais sim transformadores do meio e formadores de opinião.

    ResponderExcluir
  19. Liberdade
    No mundo que vivemos liberdade é poder sair, voltar, comprar, fazer escolhas, sermos o que quisermos e muitas outras ações que caracterizam essa palavra. Mas será que podemos fazer tudo isso mesmo?
    Entre aspas sim, mas se formos analisar não temos essa liberdade, somos manipulados, influenciados pela mídia, pelo poder. Chegando até sermos dominados por esses meios.
    A música da cantora Pitty “admirável chip novo” vem fazer uma crítica ao modo que vivemos, critica essa que nos leva a pensar que não somos livres, não temos direito de escolha, nossa opinião não é levada em consideração. Na música somos comparados a um robô, pelo fato de sermos controlados para obedecer, não exercendo nossa liberdade, ir, vir, pensar, votar, falar e escolher, entre outras funções, ou seja, somos configurados para ser o que eles querem. Porém a partir dessa crítica a cantora também diz que ainda é tempo de nos reconfigurarmos, para deixarmos de sermos passivos.
    A música pode ser um desperta para os que vivem no comodismo e vão deixando acontecer de qualquer jeito ou do jeito que a maioria espera que sejamos. Assim a partir da música entender que somos seres livres, ser pensante e não meramente reprodutores de ideias, que podemos mudar tal realidade, nos governar e não sermos manipulados por outros, que temos esse poder basta querer.

    ResponderExcluir
  20. A letra da música "Admirável chip novo" faz crítica e traz um despertar quanto ao novo sistema em que estamos vivendo. Onde o ser humano é levado a falar gírias, a usar roupas e acessórios,a ouvir, vê, ler, a obter novos hábitos e costumes, a viver de forma como a mídia e o sistema impõem, sem se dar conta de como isso afeta o seu pensamento crítico.
    No trecho "até achava que aqui batia um coração" mostra o quanto o sentimento é banalizado e como hoje se dá mais importância a coisas materiais e passageiras e que a liberdade que achamos que temos na verdade não existe, pois estamos presos ao uso de internet, redes sociais, aparelhos eletrônicos e outros meios tecnológicos que hoje não pensamos viver sem.
    Enfim, a letra da música nos traz um despertar a sermos seres pensantes e críticos, a dominar aquilo que nos ajuda no dia a dia, e não sermos dominados e manipulados pela mesma.

    ResponderExcluir
  21. NOVAS TECNOLOGIAS. BENEFICIOS OU MALEFICIOS? A música "Admiravel chip novo da cantora Pitty,vem falar das grandes inovações tecnológicas, onde as máquinas em geral vem fazendo o papel do homen.O trecho da música "nada é orgânico,é tudo programado"está se referindo aos agronegocios que a cada dia vem dominando o mercado,principalmente dos alimentos,gerando assim, vários fatores que vem prejudicando a sociedade,como por exemplo,o desemprego,que o trabalho que cem homens faziam,hoje apenas uma máquina faz.Tambem outro fator é o aparecimento de doenças causadas pelo uso de alimentos que foram tratados com grande quantidade de agrotóxicos.A midia faz propagandas de que o agronegócio é tudo e acaba iludindo a sociedade.Como fala o refrão da música a tecnologia está em tudo,no vestir,comprar ,beber,usar,até pra votar ela está presente.Hoje as pessoasnão tem mais conversas pessoais por mais que estejam proximas,só se falam atraves das redes sociais.Enfim,as vezes sem percebermos as tecnológias estão presente no nosso dia a dia,seja pro bem ou pro mal.

    ResponderExcluir
  22. Diga Não, Não A Manipulação

    Que coisa estamos vivendo irmão
    Uma era recheada de gente
    Mas que não sabe pensar nem tomar decisão;

    Hoje o pensar por si só está em extinção
    Dicas vemos na música admirável chip novo
    Onde todos são robotizados, vivendo de manipulação;

    Não, diga não a essa era de inrevolução
    Diga sim as mídias, tecnologias
    Que fazem crescer, ajudam a nação;

    Nada de pensar conforme o outro, articulação
    Seja você mesmo, com suas ideias livres
    Capaz de distinguir o sim do não.

    Não, diga não a robotização
    Pare, ande, fale, grite
    Todos tem direitos e deveres, parta pra ação.

    ResponderExcluir
  23. MANIPULADOS PELO SISTEMA

    Autora: Rayra Pinheiro

    A música ‘Admirável Chip Novo’, da cantora Pitty, comprova a alienação, em que as pessoas são programadas a pensar da mesma forma, sabe-se que, diante da constatação de que as mídias envolvem e estão envolvidas com um complexo sistema de comunicação que incorpora organizações de distintos setores (empresarial, financeiro, político...), onde contribui para que a sociedade viva suas vidas voltadas para o controle em cima do indivíduo. Na música evidencia que o‘robô’ não tem decisões próprias, por sua vez as expressões repetidas ‘sim senhor, não senhor’, enfatiza que são manipulados, e que o sistema os domina e os personalizam um ser sem autonomia. Percebe-se que a mídia trabalha muito o psicológico da sociedade em relação á decisões como comprar algo, votar em um candidato e etc. As tecnologias contribuem para evolução da sociedade e ao mesmo tempo traz malefícios, pois a sociedade do século XXI está muito corrompida em relação ás tecnologias que é oferecida.
    Na sociedade em que estamos vivendo, em que por muitas vezes, a máquina substitui o trabalho humano, na era da informação e comunicação é indispensável que as pessoas saibam e consigam identificar o que há de essencial, pois são manipuladas por ela. Se formos pessoas abertas, as utilizaremos para comunicar-nos mais, para interagir melhor. Se formos pessoas fechadas, desconfiadas, utilizaremos as tecnologias de forma defensiva, superficial. Se formos pessoas autoritárias, utilizaremos as tecnologias para controlar, para aumentar o nosso poder. O poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias, mas nas nossas mentes.

    ResponderExcluir
  24. Autora: Vanderléia Miranda

    TECNOLOGIA - REVOLUÇÃO OU SUBMISSÃO?

    A música "Admirável chip novo " é uma crítica ao mundo midiático, em que a tecnologia nos obriga a vivermos na submissão.
    Embora, pensemos sermos livres,donos da própria escolha, no fundo,percebemos que por trás de tudo, há sempre alienação.
    Nem tudo é o que parece ser... A tecnologia veio revolucionar, mas também nos fazer esquecer...
    ...esquecer que somos humanos e que além das nossas ações, temos sentimentos, atitudes...
    É como se de alguma forma, tivéssemos que obedecer a um comando superior sem direito de questionar. Onde somos manipulados a copiar o que a mídia nos faz pensar ser o correto em como se vestir, se portar, se alimentar, se relacionar...
    Enfim, vai além da alienação. É na verdade a imposição do que devemos ser, fazer e como fazer. Diante desse pressuposto, a forma mais viável de combater tal sistema é exercendo com dignidade nosso direito de escolha e considerar a viabilidade do pensar e falar para questionar tudo o que é programado.

    ResponderExcluir
  25. Percebe-se que a cantora faz uma crítica a partir de algo que pode ser manipulado e controlado por um sistema operacional, onde podemos tomar como referência uma máquina, mesmo ela achando que tem vida própria, percebe-se que ela recebe comando por algo ou alguém superior, que pode fazer toda uma mudança em sua existência, apagando dados e reiniciando-a, deixando pra trás todo um histórico.
    Então pode-se concluir que em nossa sociedade ainda existe muito tipo de pessoas com essas características, que mesmo agindo com livre-arbítrio ainda assim são submisso a outras pessoas, sempre obedecendo seus comandos e executando pois as vezes ir contra, lutar, resistir se torna uma tarefa árdua.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Reféns ou não?

    Autor: Lázaro Neto Santos Andrade

    A música "Admirável Chip Novo" da cantora Pitty, nos faz repletir e pensar como nós seres humanos estamos vivendo na sociedade cercados pela tecnologias. Se estamos agindo feito máquinas, que recebe comandos, que é pré-programado para obedecer todas as regras e funções que são impostas por um sistema manipulador, que domina as pessoas e faz delas indivíduos sem opinião, sem liberdade como se fossem um "robô" que só olha e não pode fazer nada, pois está programado, como diz a música. Ou se estamos agimos como verdadeiros seres humanos que tenha um coração não somente para bater, mas para se libertar e não deixar "reinstalar o sistema" para que não sejamos preso novamente. Como diz a música, sejamos humanos, que "pense" não só individual mas coletivamente, que "fale" até que seja ouvido sua voz, que "vote" com consciência não pensando em si próprio, que "leia" de forma crítica todas as informações que são impostas pela mídia e que "gaste" as forças para lutar, principalmente pela Educação do Campo na qual almejamos por mais direitos e oportunidades para o povo do campo.

    ResponderExcluir
  28. As tecnologias na sociedade

    A musica "Admirável Chip Novo" da cantora Pitty, faz uma análise de como a sociedade está sendo controlada pela manipulação de informação e consumo das tecnologias, sobre a influência do sistema em nossa mente e em nosso comportamento, em todo lugar somos induzidos há algo, não há espaço para questionamentos, um exemplo é o que está acontecendo no país, na política, a vontade da população não foi respeitada, o sistema impõe e aceitamos.
    Vivemos em uma sociedade consumista, onde as tecnologias vem cada vez mais ocupando espaço, no trabalho, no convívio familiar, etc, onde vamos e somos dependendes das tecnologias, isso vem contribuindo para o surgimento de diversos problemas sociais. Penso que nós não podemos focar somente nas tecnologias que atinge a sociedade, mas todos e qualquer situação que venha de alguma forma interferir no desenvolvimento e no conhecimento de uma comunidade.

    ResponderExcluir
  29. A letra da música nos apresenta várias formas de interagir com o universo da tecnologia. Podemos usa_la em casa, trabalho, no lazer e principalmente na escola. O mundo da tecnologia faz parte do nosso dia a dia, assim qualquer transformação ou seja, qualquer avanço tecnologico precisamos ser reinstalados novamente para que possamos acompanhar a evolução e se encantar pela magia oferecida pelos softwares, compreender como usar estas tecnologias e vislumbrar nesse universo que a letra da música nos apresenta fantastico virtual.

    ResponderExcluir
  30. A TECNOLOGIA E O HOMEM

    A letra da música retrata a realidade do mundo moderno, onde todos os aspectos sociais estão diretamente ligados as correntes do avanço do desenvolvimento tecnológicos.
    Nesse contexto, o ser humano se ver como um sujeito desprovido para enfrentar as novas ferramentas tecnológicas que são inseridas no meio social e queria ou não esses mecanismos vão fazer parte do sistema de vida, seja em qualquer instâncias sociais: política, econômica, social, cultural e educacional.
    Para o homem viver interagindo com esses elementos, o mesmo necessita de uma readaptação para sabe lidar com esses instrumentos, mesmo enfrentando dificuldade no manuseamento das interações com as inovações tecnológicas para poder acompanhar os avanços do desenvolvimento social.
    As dificuldades apresentadas ao homem por meio dessas inovações, para o acesso as novas tecnologias, geram barreiras de ardualidade na condução da interação com esses instrumentos, haja vista, a falta de recursos, as vezes, acabam impedindo o indivíduo de possuir habilidades provenientes para a aquisição desses elementos tecnológicos.
    Portanto, ao poder público promover políticas públicas com a finalidade de conceder acesse a população sem oportunidade a esses mecanismos para que esses indivíduos tenham a possibilidade de adquirir pelo menos o conhecimento básico a respeito dos recursos tecnológicos, que a cada vez mais vai se tornando uma fundamental na vida do homem, mesmo ele querendo ou não.
    Autor: EZEQUIER MORAES DE SOUSA.
    ACADÊMICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. A MECANIZAÇÃO DO PENSAMENTO
    A cantora Pitty faz uma crítica aos meios de comunicação de massa que manipulam as pessoas a pensar e agir segundo as convenções impostas pela sociedade.
    A música também faz uma relação entre a configuração de um robô e a manipulação que nós sofremos pela mídia. A mídia faz com que se perca a capacidade de pensar e agir. A mesma influencia no que devemos beber, vestir, falar e até mesmo votar.
    A cantora enfatiza também o quanto somos controlados pelas mídias sociais, nos levando a agir e a pensar segundo os interesses do capital industrial, daqueles que visam os lucros e querem que continuemos sendo como um robô que está com suas configurações definidas e controladas, levando o ser humano a acreditar que tem liberdade e autonomia, quando na verdade é escravo do sistema.

    ResponderExcluir
  33. ESCRAVIDÃO FANTASIADA DE LIBERDADE
    A música "Admirável Chip Novo" remete à uma reflexão de como o cidadão está exposto ao sistema. O mundo moderno faz do cidadão, um escravo de suas ideias imposta que dominam as pessoas.
    Apesar da demonstração que o povo tem domínio sobre sua própria vida e escolha, estão completamente enganados. O sistema impõe um certo domínio sobre o ser humano vívido e não experiente que na maioria das vezes o deixa sem saída.
    A sociedade é movida pelas propagandas de jornais, TV's, etc. Fantasiam coisas que não existem. O homem não regalias como pensam, são sociais escravos do sistema e por não saber do "oculto" aceitam tudo de braços cruzados.
    Não há uma alternativa que seja completamente apoiada para ser então imposta diante da sociedade para que venha a beneficiar quem realmente sofre com a autenticidade dos fatos sistemáticos.
    Cássia Lorena Oliveira Serrão

    ResponderExcluir
  34. POR: BENEDITO SILVA

    “MÍDIATRIX”
    A cantora Pitty em sua música "Admirável chip novo", faz uma crítica a visão do modelo capitalista cartesiano, que é imposto e comercializado pelos meios midiáticos, onde a ação (compre, beba, gaste, viva, morar, entre outros) é mais lucrativa que a reflexão, para tal refere-se a sociedade a um sistema robotizado e mecanizado, isto é, alienado e moldado (manipulados) conforme o interesse dos grupos hegemônicos. Para além desta, é possível observar a subversão dos valores humanísticos ao se referir ao coração (valores de companheirismo, amor, afeto, etc.) a um conjunto de "parafusos e fluidos", que podem ser substituídos.

    ResponderExcluir
  35. ALIENAÇÃO SOCIAL
    A música Admirável chip novo chama atenção por provocar a reflexão entre a letra musical e a vida cotidiana na sociedade contemporânea permeadas por ideais do consumismo acrítico, alimentados pelo meio de comunicação de massa.
    A trecho “mas lá vem eles novamente e sei o que vão o que fazer reinstalar o sistema”, relaciona-se com fato o de adultos e crianças serem alvos frequentes das mais diversas mensagens publicitárias carregadas de ideologias que tem por objetivo promover comportamentos e atitudes consumistas. Assim, os meios de comunicação de massa funcionam como instrumentos de manipulação e alienação social ao passo que são determinantes nos processos de reprodução de padrões que alimentam o capital. Isso, evidencia-se novamente no trecho “pense, fale, compre, beba, leia, vote, não se esqueça, use, seja, ouça, diga, tenha, more, goste, viva”.
    Dessa forma, a música faz uma crítica as gerações sociais atravessados pelos ideais capitalistas consumistas que levam as pessoas a situações de alienação e reprodução de padrões de vida parecidos com a de um robô, programado, dependente de um sistema e ao mesmo tempo reprodutor dele.

    ResponderExcluir
  36. A música admirável chip novo,retrata a sociedade hoje e sobre tudo que sofremos diante da mídia e do capitalismo.
    Perdemos nossa liberdade de expressão,de agir como cidadãos capazes de buscar nossos direitos,diante da corrupção e da imoralidade política.Sofremos com o consumismo dos produtos industrializados e transgênicos.Muitas das vezes tentamos fugir da nossa realidade,porque achamos que tudo que a mídia apresenta através dos programas de rádio e televisão, e outros meios de comunicação são melhores que nossos produtos plantados e colhidos dentro do nosso pequeno pedaço de terra.
    Estamos nós mesmos desconfigurando nossos olhos,que sempre estão voltados para que a mídia nos estimula a consumir.Cade nossa personalidade?será que sempre vamos está cegos como robô?A música nós mostra a maneira como somos manipulados e não percebemos.Todos os momentos temos coisas novas cheia de estampas em nossa frente,e sempre achamos que tudo tá certo...
    Nada é orgânico,tudo e programado.
    Autor. Dielson assunção magno

    ResponderExcluir
  37. A letra faz uma crítica à respeito dos governantes à sociedade de como eles vêem os indivíduos, acho que seja,por isso, que o ser humano é comparado a uma máquina, isto é, não tem decisão própria. também é programado pra fazer tudo preestabelecido.
    Faz uma crítica também ao tipo de manipulação que as pessoas sofrem diariamente em forma de persuasão, por exemplo, votar em algum candidato, comprar algo.tentam estabelecer um padrão de comportamento para a gente, coisas que as mídias são profissionais pra fazer.
    De uma forma geral faz uma crítica de como a sociedade é programada para fazer o que os governantes e as mídias acham o que seja melhor para o povo.

    Autor: Marcelo de Jesus Campos Ferreira

    ResponderExcluir
  38. A mensagem da música é conscientizar o poder de decisão que temos, não aceitar o que o sistema impõe, ou melhor dizendo o que o governo quer, mas sim de forma democrática colocar no governo pessoas comprometidas com a sociedade e para além disso, cobrar, lutar por nossos direitos.
    As mídias de forma camuflada tentam diariamente fazer manipulação em nossas vidas, tentando colocar um modelo de comportamento estabelecido pelo o sistema.
    Em fim, temos quer autênticos em tudo o que fazemos é o que almejamos fazer, de forma a não ser controlado ou manipulado. A informação é importantíssima para tomarmos as nossas próprias decisões.
    Criticar o sistema capitalista em que vivemos, e tudo o tem tentam nós impor, pois, não somos programados é sim indivíduos autênticos e comprometidos com a sociedade.
    Autor. Luana Mayara Ferreira Teixeira

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  40. A letra da música “Admirável chip novo”, é uma crítica e somos convidados a fazermos uma reflexão acerca do atual cenário brasileiro. O Brasil sendo dominado pela elite, sendo capitalizado, marginalizado, programado, controlado de acordo com os interesses da burguesia.
    Encontramos desafios para enfrentarmos o sistema que impõe um modelo de vida programado e midiático. Percebe-se que a letra faz referencia no trecho: “nada é orgânico, tudo é programado e eu achando que tinha me libertado”, que vivemos em meios à tantas injustiças, corrupções, desigualdades social, alienados por empresários, políticos corruptos, empresas internacionais, latifundiários, agronegócio que agem conforme a vontade de um grupo.
    “Não senhor, sim senhor, não senhor, sim senhor”, é assim que brasileiros estão agindo de deixando de ir a luta, de reivindicar, de se organizar para destruir o sistema de capital que está acabando com a vida, com a liberdade, direitos, com o Brasil.
    Para combatê-los é necessário ir a luta, para as ruas, organizar-se, para derrubar o golpe importo pelo grupo hegemônico. É importante a reflexão e o despertar, a sociedade não é um robô para ser visto como um objeto de manipulação, alienação que reproduz apenas o que ditam. Ao observar o modelo de sistema que está sendo imposto pelo atual “governo” percebe-se que a sua vontade é formar sujeitos alienados e não cidadãos críticos capazes de pensar e agir.

    Cleiane Barbosa Santos

    ResponderExcluir
  41. O ser humano visto como uma máquina
    A música da cantora Pitty, nos leva a refletir sobre a manipulação que o individuo sofre através do sistema. Um sistema que transforma as pessoas em um ‘robô’, ou seja, mero repetidor daquilo que lhe é colocado, tornando o mesmo incapaz de pensar, refletir e analisar as transformações que acontece no mundo como sujeito critica consciente e transformador de sua própria realidade.
    Tal sistema (capitalista, governamental, elite e imprensa) torna o sujeito um ser alienado, fazendo o mesmo repetir aquilo que o sistema acredite que seja adequado, tirando o direito de expressão do individuo dentro de sua própria sociedade.
    Enfim, a música nos leva a pensar o nosso papel enquanto cidadão e integrante dessa sociedade. Será que somos realmente libertos das imposições? Será que estamos nos tornando seres pensantes ou simplesmente estamos com memoria resumido, permitindo que aconteça à “reinstalação” pelo sistema como coloca a musica.

    AUTORA: ROSANE COSTA DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  42. CADÊ A NOSSA “LIBERDADE”?
    Quantas vezes deixamos passar despercebida a real situação em que vivemos? Ou ainda, percebemos e nem ligamos, deixamos passar como se tudo fosse natural? A letra da música admirável chip novo, retrata o sistema em que a sociedade vive onde nada é realizado de forma natural, ou seja, tudo é programado. As pessoas não nascem pobres ou ricas porque é de natural que isso ocorra, mas sim, porque o sistema determina seus destinos. Filho de pobre mora em casa velha, estuda em escolas públicas precárias, trabalha muito cedo, ou seja, tudo esta programado para a permanência desse cidadão na pobreza. E para um filho de pobre consegui status nesse sistema é necessário que prove sua importância ideológica para continuar fortalecendo ainda mais a sociedade capitalista que vivemos. Nesse caso qual seria o sentido da palavra liberdade? Liberdade significa fazer escolhas. E se todas as pessoas escolhessem como querem viver a sua vida é possível que isso ocorra? Evidentemente que não porque o sistema de sociedade capitalista em que vivemos não permite a tua escolha. Quando começamos a perceber esses aspectos deixamos de ter “olhos de robô”, mais essa atitude diante do sistema é considerada uma desconfiguração (loucura, vandalismo, rebeldia) que precisa ser consertado.
    AUTORA:
    ELIZA TEIXEIRA DA FONSECA

    ResponderExcluir
  43. METAMORFOSE DA ESCRAVIDÃO
    A música ‘’admirável chip novo’’ da cantora Pitty faz uma síntese da situação vivida atualmente em nosso país. O sistema ‘’politico’’, o qual tem quase um pleno domínio sobre os demais indivíduos, os quais vivem a mercê da perversidade desse sistema que busca única e exclusivamente o poder sobre nossa sociedade abalada.
    É uma escravidão onde se pode; falar, pensar, e ser. E não apenas ouvir. No entanto viver está totalmente ligado a um sistema que consiste em: comprar, usar, ter, morar e gastar: ou seja, essas cinco palavrinhas são os fundamentos de uma vida na atualidade e ainda somos obrigados a fazer tudo isso com o mais miserável salario mínimo. Porem a musica cita a palavra votar. E até isso se tornou uma das coisas mais difíceis de fazer, pois quando não somos enganados em campanhas eleitorais, somos penalizados por confiarmos em pessoas perversas.
    A verdade é que fomos configurados para gerar lucros para esse sistema perverso chamado ‘’politica’’.

    AUTOR:
    JAIR FARIAS SERRÃO JÚNIOR

    ResponderExcluir
  44. O HOMEM E OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS

    A música “Adorável Chip Novo” tenta mostrar em sua letra uma mensagem sobre os avanços tecnológicos que surgem no cenário social para fazer parte da vida do homem e ser uma ferramenta necessária na aplicação das atividades do cotidiano do ser humano, pois o que acaba colocando em duvidas as habilidades que o indivíduo já possui para a promoção dos seus afazeres, sendo que os novos dispositivos tecnológicos requerem uma habilidade mais especificas para a prática com sua interação.
    A pesar de ser um recurso com novas disponibilidades tecnológicas que vão sendo importante na vida do homem, esses elementos às vezes são ferramentas de um contexto diferente das sociedades onde os indivíduos não possuem um contato proveniente com esses aparelhos tecnológicos, por os mesmos acabam tendo varias dificuldades em lidar com essas ferramenta.
    Dessa forma as pessoas que não possui um acesso completo a esses mecanismos, ficam praticamente excluídas desses avanços da tecnologia, assim não acompanham por completo os desenvolvimentos que a tecnologia proporciona para a sociedade, dessa maneira, as pessoas enfrentam serias adversidades para desenvolver certas atividades que requerem o uso desses recursos tecnológicos.
    Dentro desse contexto de avanços e dificuldades a respeito da promoção dos mecanismos tecnológicos que são ofertados à população, sem levar em consideração as ardualidades que as mesmas enfrentarão no acesso a esses instrumentos, cabe ao poder público oferecer pelo menos nas escolas rurais e urbanas programas de políticas públicas que venha atender as necessidades básicas desses indivíduos referente aos conhecimentos dos aparelhos tecnológicos, que queremos ou não acabam fazendo parte de nossas vidas.
    AUTORA:
    RENATA GUIMARÃES MALATO

    ResponderExcluir

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...