sábado, 18 de agosto de 2018

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecanismos de trabalho e na arte de se comunicar, dentre outros. O ato de se comunicar encontrou no século XXI aportes mais dinâmico e criativo com auxilio das novas tecnologias. As atuais tecnologias aliadas as anteriores dão suporte para criação de diferentes produções, dentre os quais pode-se mencionar os áudios, fotonovela, vídeos, jornal impresso, mapas conceituais, gibis etc.
Os recursos tecnológicos mencionados podem ser utilizados para o contexto educacional e possibilita a criatividade do sujeito que se permite orientados por alguma professora ou professor compreender e buscar conhecer mais sobre esse universo midiático para colaborar coma educação dos sujeitos escolares nas diferentes faixas do desenvolvimento humano.
Na oportunidade de diálogo sobre esse tema, com a turma de estudantes da educação do campo de Igarapé Miri criou-se aparatos educativos possíveis de serem explorado no contexto escolar. Deixo aqui um material para complementar a formação da turma. O material que deixo alguns artigos com estudos sobre como criar um recurso utilizando o gibis. Espero que aproveitem as ideias e criem suas próprias produções. Sugiro que após a leitura dos textos, façam um comentário referente as ideias dos autores a respeito do referido tema. 
Seguem os endereços eletrônicos dos textos. 
(01)http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pibid/files/2013/12/Let_pdp_HQs_Jo%C3%A3o-Severiano.pdff
(02) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38715
(03)http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro1/446-_PRODU%C3%87%C3%83O_DE_HIST%C3%93RIAS_EM_QUADRINHO_ONLINE_UMA_EXPERI%C3%8ANCIA_VIVENCIADA_POR_ALUNOS_DE_ESCOLA_P%C3%9ABLICA_MUNICIPAL_DE_FORTALEZA.pdf









2 comentários:

  1. Dentro dos vários paradigmas que os educadores encontram em sala de aula, principalmente nas escolas do campo; é o de como podemos apresentar uma disciplina seja ela das ciências humanas, ciências da natureza, e demais ciências, dentro de uma forma que o aluno interaja de forma direta com o professor e disciplina. Onde o ensino/aprendizagem, se torne mais significativo com seu dia-a-dia. Para isso, podemos nos utilizar das Tecnologias, que muitas vezes já são utilizadas pelos alunos e professores, nos artigos que nos foi disponibilizado no Blog podemos observar que os pesquisadores se utilizaram de uma ferramenta bem conhecida pelos alunos que é os HQs e a internet. Para a melhoria dos alunos na interpretação de texto, leitura, figuras de linguagens, interpretação de tempo e espaço, no artigo de Aline Rodrigues Cantalogo e no da pesquisadora Zila Letícia Pereira Rêgo e colaboradores vemos a utilização da criação de HQS para uma melhor compreensão dos alunos na leitura, interpretação de texto, interpretação das onomatopeias utilizados nos textos, e uma interpretação de tempo nos HQS. No texto de Viviane Maria Barbosa Sales; Amanda Nobre de Aguiar e João Bosco Chaves, foi um pouco mais do que já comentamos anteriormente, com o uso da internet por se tratar de um quadrinho online, e com personagens conhecidos pelos alunos que é a turma da Mônica de Maurício de Souza, por isso tiveram que se utilizar de plataformas de criação particular da turma da Mônica. Com essa forma lúdica que é o HQS, os pesquisadores deram uma funcionalidade mais direta para as TICs, não como fim mais como meio de chegar numa educação mais crítica e emancipadora dos sujeitos, se utilizando de ferramentas do cotidiano do aluno, fazendo com que os mesmos se apropriem dessas ferramentas não só para as redes sociais, mais para seu crescimento pessoal dentro do âmbito escolar, desenvolvendo seu cognitivos dentro da língua portuguesa, como se esperava dentro de todas os três artigos.

    ResponderExcluir
  2. Devemos ter múltiplos modelos para que os educadores vejam a sala de aula como um modo que gostem de esta ali, principalmente nas escolas do campo; que muitos professores não trabalham coisas do dia a dia com os alunos, é o de como podemos apresentar uma disciplina seja ela das ciências humanas, ciências da natureza, dentro de uma forma que o aluno interaja de forma direta com o professor e disciplina. Onde o ensino/aprendizagem, se torne mais significativo com seu dia-a-dia. Fazer com que participe das aulas em geral. As revistas em quadrinhos é uma maneira muito boa para ajudar as crianças nas leituras, na contextualização, a escrever melhor, a aprender as figuras linguagens, as onomatopeia e ter uma percepção de tempo e espaço dentro dos quadrinhos.

    ResponderExcluir

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...