terça-feira, 13 de junho de 2017

ALGUMAS CONCEPÇÕES DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM



A temática em discussão constitui-se de argumentos referentes a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem no qual dialogamos juntamente com os estudantes da Licenciatura em Educação do Campo, turma 2016/ Cametá sobre importantes concepções que, a psicologia a partir do método experimental apresentam contribuições relevantes para o contexto educacional. Dentre estas destacamos a psicologia comportamentalista, o construtivismo e abordagem histórico cultural.
A psicologia comportamentalista estuda o comportamento humano no sentido de medir, moldar, controlar. Procura explicar o comportamento a partir do estimulo/resposta. A intenção é descobrir quais estímulos podem provocar um dado comportamento. Dessa forma a finalidade desta corrente é prever para controlar o comportamento humano e animal.
O construtivismo defende a ideia de que o conhecimento é fruto do processo de construção. O conhecimento se dá na relação que o homem estabelece com o meio em que vive. Neste espaço ele se adapta e interage com o meio no sentido de manter o equilíbrio. Ele incorpora, assimila fatos, objetos do meio e faz acomodação que é processo que transforma as estruturas de pensamento para novamente assimilar outros fatos e objetos.
 Vygotsky expõe elementos relevantes da abordagem histórico cultural. Por meio desta exposição, nos possibilita compreender que os seres humanos a partir do nascimento encontra-se numa relação onde os conhecimentos e saberes são mediatizados pelo contato com outras pessoas.  “As ferramentas utilizadas no processo de mediação são os instrumentos e os signos” (GOULART, 2017, p. 56).
Os instrumentos são criações humanas destinadas a melhorar a condição de vida, de trabalho como a vassoura, roupas, a enxada, caneta, etc. enquanto os signos são artefatos simbólicos utilizados pela linguagem para comunicação como os gestos a escrita, os códigos de trânsitos dentre outros. Esses elementos nos permitem compreender o mundo, as relações, os objetos e os sentimentos e faz a criança gradativamente apropria-se das significações socialmente construídas por meio da cultura. As funções mentais herdadas pela dimensão biológica nos dá condições de realizar controle daquilo que vem do meio e para o controle do indivíduo para se processar de forma consciente.
Para Vygotsky a aprendizagem e o desenvolvimento se inter-relacionam.  O primeiro impulsiona o segundo.  Para ele existem dois níveis de desenvolvimento. O nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento proximal. No primeiro a pessoa é capaz de resolver sozinha e no segundo com a ajuda de pessoas experientes.
Com base nessa fundamentação escreva um texto expondo dificuldades ou facilidades que você encontrou na trajetória escolar, que poderia ser melhor compreendidas, a luz dos conhecimentos advindos da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem.

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...