segunda-feira, 28 de abril de 2014

PRODUÇÃO INICIAL DE VÍDEOS, DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PARA 3º E 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Durante alguns dias discutimos com os estudantes da pedagogia/2011, pertencentes ao Campus Universitário de Altamira/UFPA, turno matutino diferentes ideias a respeito da educação profissional e tecnológica. Nesse debate que se unem diálogos, teorias e nossas experiências cotidianas, identificou-se um cenário de mudanças decorrente de um processo de globalização que unificam a ciência e a tecnologia aos interesses mercadológicos internacionais se distanciado dos interesses e necessidades reais da sociedade. A formação profissional se pauta nessa mesma perspectiva como se o mercado fosse capaz de absorver toda mão de obra qualificada. E a educação, como fica nessa situação? Como tem desenvolvido o processo de formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos? Essas questões servem para nos fazer pensar, refletir sobre a verdadeira função do professor. Pensando na função do professor enquanto profissão, pensamos ser relevante organizar vídeos que retratam a apresentação de um determinado assunto de história e geografia para estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental.
É uma produção experimental, inicial feita exclusivamente pelos autores de cada vídeo e esperamos que possa contribuir com algum interessado.




15 comentários:

  1. Durante esses dias reunidas em sala na UFPA discutindo sobre educação profissional e tecnológicas, pude perceber os inúmeros avanços tecnológicas que foram surgindo em nossa sociedade ao longo da história. São inúmeras tecnologias que o mercado de consumo proporciona que é decorrente desse processo de globalização. A educação não ficou aparte dessa evolução, e os docentes tem que procurar acompanhar esse ritmo tecnológico que está presente em nossa sociedade. Então fica a pergunta: Como deixar as aulas mais atrativas diante dessa explosão de tecnologias? Como usar esses meios para despertar no aluno interesse maior em estudar? Eis a questão. Essas produções experimentais veio para nortear alguns métodos que podem ser utilizados pelos docentes no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas em sala de aula, como forma de deixar suas aulas mais atrativas com recursos tecnológicos, que estáo presente em nossa sociedade. São diferentes teorias e dialogos que discutem essa temática, mais a prática pedagógica em sala é sua professor e cabe aos senhores e senhoras desenvolvê-la da melhor forma que desperte em seus alunos o interesse por suas aulas. Nada melhor que usar as tecnologias ao seu favor. Fica a dica........ bjux

    ResponderExcluir
  2. Venho por meio deste comentário expressar meu contentamento para com a metodologia da professora Socorro Dias. Como sempre diversificando sua metodologia em sala de aula. Trabalhar com vídeos é sempre prazeroso. É muito bom encontrar professores que diversifiquem sua metodologia e não deixem suas aulas caírem em mesmice. Continue assim, professora!

    E, enquanto aos vídeos das minhas colegas, achei muito bom. Como iniciantes, estamos muito bem. Se utilizarmos os conselhos pedagógicos da professora socorro quando formos atuar profissionalmente, faremos a diferença nas escolas.
    E também adorei o último texto que trabalhamos na disciplina, que fala sobre o vídeo. Espero que a professora nos disponibilize . É um ótimo material.


    Abraço!



    Rayani Farias de Araújo

    ResponderExcluir
  3. Esta disciplina ministrada pela docente Socorro Dias que se encerrou e que fala sobre as tecnologias considerei como algo muito importante, afinal todos precisam estarem atualizados na nova Era. Achei interessante como se cria um vídeo, coisa complicada para quem sabe pouco sobre os valores tecnológicos e suas funções.
    Com toda certeza todos os grupos tiveram suas devidas dificuldades quando não foi no som do vídeo foi na qualidade da imagem mas, que isso de certa forma como iniciantes já é um grande progresso pois poderão melhorar cada vez mais.

    Agradeço a compreensão da nossa querida professora em nos dar tempo e pela sua disposição em nos ajudar através das explicações dos textos que muito serviram.

    Atenciosamente


    Edna de Sousa lucena

    ResponderExcluir
  4. A disciplina Educação Profissional e Tecnológica ministrada pela professora Socorro Dias, foi muito interessante. Pois, nas aulas, eram feitas leituras dos textos indicados e apropriados para a disciplina já mencionada.Com o objetivo de nos fazer refletir quanto ao uso da tecnologia em sala de aula, todas as acadêmicas passaram pelo processo de criação de vídeo com a finalidade de vivenciar na prática como podemos futuramente utilizar recursos tecnológicos para trabalhar diferentes conteúdos escolares. Analisando a realidade e diversas mudanças que estão ocorrendo na sociedade, não podemos pensar a sala de aula como um lugar sem atrativos para os alunos, pois é nela que eles ficam maior parte do dia e, ao mesmo tempo poder proporcionar ao professor oportunidades para inovar em suas aulas, fazendo uso de vídeos que ele pode produzir; mesmo sendo um pouco trabalhoso a produção ou montagem de vídeos, é muito prazeroso ensinar conteúdo didáticos, apenas com a utilização de celular e aplicativos que podem ser baixados da internet, ou simplesmente com câmera fotográfica é possível ao mesmo tempo aprender novas formas e, repassar conhecimento, pois, na atual construção de sociedade, é necessário acompanhar o avanço tecnológico, e levá-lo para dentro da área educacional. Quanto ao vídeo produzido pelo grupo 2, achei bom, apesar de não terem utilizado os objetos didáticos (globos) como recursos na apresentação do vídeo para enriquecer ainda mais o conteúdo trabalhado.

    ResponderExcluir
  5. Nesta disciplina, Educação Profissional e Tecnológica, a professora trouxe textos muito interessantes, além da idéia da produção de vídeos com os conteúdos de história e geografia para alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Essa metodologia que ela trouxe foi muito interessante, pois aprendi como trabalhar com vídeos em sala de aula.
    E, quanto ao vídeo das colegas, ele trouxe conteúdo com muitas informações sobre a mistura do povo brasileiro, achei muito importante.
    Senti-me muito importante com a produção do vídeo, e gostei muito do ultimo texto trabalhado na disciplina, pois ele nos dá todas as dicas de como fazer um bom vídeo, espero que a professora o coloque a nossa disposição.

    ResponderExcluir
  6. Essa disciplina nos fez confirmar mais ainda quanto a tecnologia está inserida no nosso cotidiano. E no meio escolar não é diferente, pois a tecnologia causa inquietação nos educadores pelo fato de estar associado a ideia de inovação, criatividade e uma recriação em sua sala de aula.
    Os videos feitas por todas dos grupos foram evoluindo e a medida que uma apresentou, e todos ficaram bons. Tivemos nossas dificuldades nossas falhas porque lidar com tecnologia tem dessas coisas, mas demos nosso melhor.
    Obrigada professora por ter nos transmitido um pouco do seu conhecimento, somos todas gratas, até uma próxima oportunidade.

    ResponderExcluir
  7. Na disciplina de Educação Profissional e Tecnologia, ministrada pela professora Socorro Dias, nos forneceu uma mala cheia de conhecimentos, fizemos debates sobre textos maravilhosos em especial o ultimo que retratava bem exemplos de como devemos e podemos utilizar os recursos tecnológicos nas atividades em sala de aula como auxilio pedagógico. Assim nos mostrando modos desprendidos da mesmice de como aplicar um conteúdo diferenciado, lúdico e de qualidade, portanto realizamos vídeos utilizando o programa Movie Make com conteúdos do 4 º e 5º ano de historia e geografia do ensino fundamental. Ao final vimos a nossa capacidade de criatividade que mesmo com as dificuldades encontradas procuramos mostrar o máximo de si, obtendo nossas atividades com grande êxito.
    Essa disciplina foi de grande importância para nossa aprendizagem, á partir dela moldamos nossos conhecimentos e retiramos muitas duvidas sobre esse gigante mundo da tecnologia que a cada dia surge inúmeras novidades que como futuros pedagogos, devemos nos atentar e buscar acompanhar toda essa evolução que a tecnologia lança ao mercado, quero então agradecer a professora Socorro Dias por nos fornecer um pouco do seu conhecimento que será de grande importância tanto na nossa graduação quanto na nossa carreira profissional, nos tornando profissionais diferenciados.

    ResponderExcluir
  8. Na disciplina Educação Profissional e Tecnologia ministrada pela professora Socorro Dias na turma pedagogia 2011-matutino na Universidade Federal do Pará em Altamira nos forneceu uma grande bagagem de conhecimentos através de textos lidos na sala de aula que eram sempre acompanhadas de opiniões e fala das alunas a cerca do assunto em discursão e principalmente com as falas da professora Socorro. Mas diante de tantos acervos teóricos, falando sobre a introdução das tecnologias no atual ambiente de trabalho em que o pedagogo atua, então partimos para a “prática”, em que foi proposto para nos alunas fazermos um grupo e produzir uma vídeo aula. O tema era relacionado com algum conteúdo do 5° e 4° ano do ensino fundamental da matéria de Geografia e História. Foi ótima essa proposta porque tivemos certa liberdade na produção do vídeo e na escolha do conteúdo.
    Em geral foi boa a proposta e os caminhos que essa disciplina nos levou, mostrando que é possível uma didática diferente apesar das dificuldades que muitas vezes nos encontramos e isso enriqueceu mais ainda o curso de licenciatura. Portanto adquirimos conhecimento, aprendemos que dificuldades todos nos temos e que não devemos nos deixar levar por causa de pequenos problemas, como por exemplo a tecnologia na sala de aula.

    ResponderExcluir
  9. Essa disciplina foi muito interessante os conteüdos abordados contribuiu bastante para que podessemos compreender como as novas tecnologias podem ser usadas como metodologia de ensino, produzir os videos permitiu que percebercemos o quanto podemos usar desses recursos e como eles contribuiem de maneira muito rica no processo de ensino e aprendizagem. Essa forma de produzir conhecimento enriquece a aula e permite que o professor tenha uma interaçao muito forte com alunos e que esses aprendem muito mais, uma vez que usar as tecnologias e algo muito atrativos para os alunos.
    Foi muito bom trabalhar essa disciplina as experiencias adquiridas com essa produçao teve um valor muito significativo uma vez que nos abre um amplo leque de metodos para ministrar aulas de uma maneira muito atrativa. essa disciplina me proporciou uma nova e interessante visao de como trabalhar conteúdos ate entao considerados monotos e de dificil interaçao com os alunos. Obrigada professora pela sua contribuição. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Na disciplina de educação profissional e tecnológica, ministrada com muita propriedade pela professora Socorro Dias. Ela nos fez perceber a importância de dominar as ferramentas tecnológicas, para auxiliar nos estudos e também para produzir material didático para desenvolver uma boa aula, nos fez entender que como professores podemos inovar as aulas utilizando os recursos tecnológicos para nos auxiliar e para facilitar o entendimento dos nossos educandos. O vídeo aula como recurso didático para enriquecer as aulas e despertar o interesse dos alunos e tornar o conteúdo mais divertido, com a utilização do vídeo aula ,podemos tocar os sentimentos dos nossos educandos ,por que podemos trabalhar com vídeo sensorial ,visual ,linguagem falada e escrita e também com a música. Então temos um leque aberto, é só aproveita os recursos do vídeo para servir de apoio para explicação de todos os conteúdos das disciplinas exigidas pela grade curricular.
    O vídeo aula apresentado pelo grupo dois mostra os benefícios de trabalhar com as ferramentas tecnológicas, o grupo conseguiu com eficiência apresentar um vídeo aula de geografia com apresentação, conteúdo, com inicio meio e fim, conseguiram dominar as ferramentas tecnológicas e realizaram um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Esta disciplina foi boa para nos fazer pensar em nossas futuras práticas pedagógicas, pois há necessidade de introduzir essas tecnologias na sala de aula para atrair a atenção dos educandos. Os vídeos produzidos foram ótimos e concerteza vamos utilizar esses recursos na sala de aula, para assim fazermos do momento de aprendizagem um momento prazeroso e divertido.

    ResponderExcluir
  12. Esta disciplina nos permitiu pensar e perceber que as tecnologias atuam e interferem nas nossas vidas direta e indiretamente.
    No ambiente escolar não é diferente, as crianças hoje já nascem informatizadas e são extremamente curiosas nas questões em geral e principalmente quando se trata de tecnologias.
    A disciplina permitiu emriqyecer nossos conhecimentos e ampliar as possibilidades de fazer uma docência diferenciada envolvendo e proporcionando aos nossos alunos construir o próprio saber.
    A construção das vídeo aulas nos envolveu nos despertou para buscar mais informações e formas de organizar os conteúdos para ficar mais atrativo. O fato de trabalhamos com conteúdos direcionado para as séries que futuramente iremos trabalhar também foi um fator importante e tornou mais interessante.
    A produção do vídeo também me permitiu pensar em como as crianças reagiram se elas tivesse organizando o vídeo. E que as tecnologias não podem e nem devem ficar a margem do ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  13. Através desta disciplina podemos constatar o quanto a tecnologia vem evoluindo através dos tempos e juntos os nossos educandos, por isso termos que nos apropriar deste instrumento para uma melhor entendimentos dos conteúdos dentro da sala de aula.
    Estes videos aulas só fortaleceram e nos fizeram a repensar na nossa maneira de aplicar aulas.
    De uma maneira lúdica, de fácil compreensão e acima de tudo prazerosa.

    ResponderExcluir
  14. Nesta disciplina tivemos a oportunidade de poder colocar em pratica um pouquinho do que estudamos sobre as tecnologias e de que forma podemos dispor e formar conteúdos, para nossas praticas docentes, diversificando um pouco a maneira de ministrar um aula como mostra os exemplos acima.
    Poder dar oportunidades como essas para nossos alunos, creio eu que fará grande diferença no processo de ensino aprendizagem. tendo em vistas que as crianças e jovens de hoje estão bem adaptados com essas tecnologias, e com certeza são capazes de conseguir assimilar melhor um conteúdo em forma de produções em vídeos, como até mesmo produzirem materiais excelente para compartilhamentos e trocas de experiências.

    ResponderExcluir

CRIAR, É ALGO INERENTE AO SER HUMANO

Os seres humanos de todos os tempos e lugares foram criativos. Foram criativos na forma de produzir alimentos, vestuários, criação de mecan...